Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

futsal

Rio de Janeiro e Camboriú são campeãs da Copa Brasil de Futsal

Entre os dias 16 e 19 de junho, a cidade de Blumenau (SC) foi palco da Copa Brasil Loterias Caixa de Futsal 2022, evento promovido pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).

Neste ano, a Associação dos Surdos do Rio de Janeiro (ASURJ) foi a grande campeã no masculino, enquanto no feminino o título inédito foi para a Associação de Surdos de Balneário Camboriú (ASBAC).

O evento contou com a organização da Federação Desportiva de Surdos do Estado de Santa Catarina (FDSESC) e com o apoio do Sesi, da Prefeitura, do Paradesporto Escolar de Blumenau e da Associação de Surdos de Blumenau (ASBLU), além de patrocínio oficial das Loterias Caixa.

Durante a cerimônia de abertura, a presidente da CBDS, Diana Kyosen, agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento e ressaltou sua importância para a comunidade surda.

“Esse é um evento maravilhoso porque ele permite que todos possam participar do nosso mundo surdo. Agradeço a todos os envolvidos porque realizar um evento desse tamanho é um grande desafio. Mas, estamos muito felizes por conseguir reunir tantas asssociações”, destacou Diana.

Sobre o aumento no número de associações participantes, Diana ressaltou a importância do patrocínio das Loterias Caixa. “Isso é resultado de um trabalho que a CBDS tem feito com transparência e compromisso para dar visibilidade e engrandecer o desporto de surdos no Brasil. E isso só está sendo possível graças às Loterias Caixa”, completou.

A representante das Loterias Caixa, Gabriela Pedrosa, aproveitou o evento para falar sobre a importância das loterias em prol das causas sociais do Brasil. “As Loterias Caixa foi pioneira no patrocínio do paradesporto brasileiro e, desde 2021, está patrocinando a CBDS. Com isso, está ajudando a promover eventos como esse, que trazem integração e permitem aos atletas mostrarem o esporte que tem aí guardado para todo mundo ver. Então é lembrar que a cada fezinha que você estiver fazendo nas loterias, você ajudará a movimentos como esse”, destacou.

A cerimônia de abertura contou ainda com a participação de autoridades, entre elas, o secretário de Esportes de Blumenau, Ricardo Echelmeier; a vereadora e idealizadora do Programa de Paradesporto de Blumenau, Giselle Margot Chirolli; o diretor de esportes da CBDS, Igor Valério e o representante das Loterias Caixa, Rodrigo Pires Tavares.

Resultados e conquistas

Após três dias de disputas, a Associação dos Surdos do Rio de Janeiro (ASURJ) venceu a final contra a Associação dos Surdos de Pará de Minas (ASPAM) e conquistou o bicampeonato, no masculino. Já o terceiro lugar ficou com a Associação dos Surdos de Rio Claro (ASRC).

No feminino, o primeiro lugar ficou com a Associação de Surdos de Balneário Camboriú (ASBAC), que venceu a Associação dos Surdos de São José dos Pinhais (ASSJP), segunda colocada. O terceiro lugar ficou com a Associação dos Surdos do Rio de Janeiro (ASURJ).

Além de conquistar um título inédito, a ASBAC terminou a competição com os prêmios de melhor goleira para Fernanda Falkevicz, de melhor jogadora para Carolina Matos e de artilheira do campeonato para Stefany Krebs. Outro destaque da equipe vai para Aline Grinwald, primeira técnica mulher campeã da Copa Brasil Loterias Caixa de Futsal da CBDS.

A presidente da CBDS aproveitou o evento, e sua grandiosidade, para ressaltar a importância do esporte na vida das pessoas surdas, em especial das crianças. “É de grande importância que os surdoatletas de hoje sejam os modelos para nossas crianças e para a juventude. Isso vai fortalecer nossa base e garantir o crescimento do desporto de surdos no Brasil.”

Além disso, ela também agradeceu a participação do público, que fez questão de prestigiar os jogos. “Ficamos felizes por ver tantas famílias prestigiando o nosso evento em Blumenau e também por ter a presença de tantas crianças. Sabemos da importância de estimular desde cedo no esporte, para isso a CBDS tem trabalhado para iniciar novos projetos para a formação da base”, concluiu Diana, que fez questão de interagir com as crianças, em diversos momentos.

Encontro com lideranças

Diana aproveitou a passagem por Blumenau para encontrar lideranças surdas e articular ações em prol do desporto de surdos, entre as lideranças estão a presidente da Federação Desportiva de Surdos do Estado de Santa Catarina (FDSESC), Iro Rauen e seu vice-tesoureiro Anibal Diovani, além do presidente da Associação dos Surdos de Blumenau (ASBLU), Oscar Unbehaun.

Durante o encontro, Diana teve a oportunidade de conhecer a planta do terreno onde será construída a nova sede da sede FDSESC.

A CBDS tem patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal.

Para saber mais acesse o site da CBDS.

Deixar uma resposta